quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

REJUVELAC: o rejuvenescedor natural!!!

Olá, como vai suas 'lidas' na cozinha?
Por aqui tudo muito vivo e enérgico.

Vamos falar do REJUVELAC, um líquido precioso, conhecido por ser "A BEBIDA DA VIDA". Antes das minhas andanças pela alimentação viva eu nunca havia ouvido falar sobre ele, o rejuvenescedor natural, nem sabia que isso era possível, que mente pequena!

O rejuvelac é uma bebida feita a partir de cereais germinados e posteriormente fermentados, então ele é uma bebida probiótica (recentemente conheci uma receita feita com repolho e não cereais). Os probióticos são importante e fundamentais na saúde, pois reorganizam a flora intestinal, ajudam na digestão, recuperação celular, restauração da saúde, remove as toxinas, previne o envelhecimento precoce por conter vitamina E, mantém o organismo vitalizado e muito muito mais, só quem faz uso diário pra saber.

Sempre utilizo nas fermentações de queijinhos vivos, com suco de frutas e até no suco verde, nos cremes de frutas, com suco de limão, ou puro, mas o meu preferido é com banana madura e nada mais. Descobri que com banana ele não fica nem com aquele cheiro (ele tem um cheirinho estranho) se fizer diferente. No lugar do leite de vaca que as pessoas colocam nas batidas e vitaminas de frutas coloque o rejuvelac, ele deixa tudo mais cremoso, espumoso, com morango é um espetáculo, parece um milk shake. É um líquido perfeito, potente na cozinha e no nosso corpo também.

Tem um sabor meio adocicado, mas no fundo é mais fortinho, NÃO é azedo, não confunda fermentados com estragados, azedos e mofos, tem uma grande diferença. O azedo é estragado, o fermentado tem gosto de fermentado de gaseificado, mesmo o rejuvelac tendo cheiro de podrinho, o sabor não é ruim. Entenda essa diferença praticando a confecção do seu fermentado. Fico brava quando as pessoas falam AZEDO, de azedo não tem nada, se azedou é porque estragou. Tudo entendido?

Eu sempre faço com trigo germinado, mas acabei ficando sem trigo então da ultima vez que fiz usei quinoa germinada, já que era o cereal que eu tinha em casa. 

É super fácil, ele se faz sozinho, por isso gosto tanto da alimentação crua e viva, você só precisa estar perto, olhar, dar carinho, orientar, no mais ela se faz sozinha. 

Você vai precisar de:
1x de cereal INTEGRAL ORGÂNICO germinado (trigo, cevada, centeio, quinoa, arroz, painço, alpiste, milho);
4 litros de água filtrada ( a melhor água que você tiver em sua casa, ou seja, a água que você bebe);
1 vidro esterilizado ( para esterilizar é só lavar bem o vidro, encher com água quente fervente e deixar esfriar, quando o vidro esfriou por completo ele pode ser usado, pois já está esterilizado).

Para germinar o trigo, você precisa deixá-lo de molho em água filtrada por 8 horas (primeiro lave-o bem em água corrente com o auxílio de uma peneira). Escorrer, lavar bem, e colocar no vidro esterilizado, após cobrir com os 4 litros de água, se fizer com meia xícara coloque a metade da água, ou seja 2 litros. Coloque um paninho de voal ou aqueles de véu de noiva, ou mosqueteiro ou apoie a própria tampa do vidro em cima, mas não rosqueie, apenas para cobrir de possíveis sujeiras.

Deixe no ambiente da sua cozinha, onde mais preferir, no vídeo o Cristiam ensina a deixar em local escuro, mas os meus gostam mesmo é da bancada próximo a uma janela que tenho na cozinha, as vezes deixo ele em cima da mesa da cozinha onde tem entrada de luz (indireta, é claro, não coloco no sol pessoal, coloco na cozinha que é iluminada por raios solares, entendido?) depois de 4 dias coo e coloco em  litro fechado na geladeira, dura por dois meses ( ou três???) mas, a gente sempre consome antes de uma semana, então vá se preparando.

 Algumas pessoas fazem de maneira diferente, deixam menos tempo e preencham com água novamente, já fiz assim, mas hoje prefiro fazer desta maneira, encontre a sua, o importante é que faça uso desse super alimento.

Aprenda a fazer o REJUVELAC com o Cristiam, o vídeo está em espanhol, mas é bem fácil de entender. Confio muito neste método dele e sempre faço assim, aliás, conheci a alimentação viva através deles, e aprendi muito com os ensinamentos dele e sua esposa. Vale a pena conferir.

 


Texto super gostoso sobre o Rejuvelac você encontra no Doce Limão.
Texto divertido e muito informativo você encontra no Panelas De Capim.

É importante que você pesquise, leia, estude sobre o assunto, não fique só com uma opinião, nestes endereços acima você encontra informações de qualidade e de confiança, mas nada impede de você fazer suas próprias pesquisas e estudos.

Esse é o meu olhar sobre o Rejuvelac, procure o seu.

Um abração bem rejuvenescedor!!!!





segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Decoração com Frutas Parte II

Mostro algumas fotinhos das frutas que organizei para degustarmos no Natal. Esse ano foi super tranquilo, cheio de saladas e frutas gostosas. Frutas e verduras combinam muito com o verão.



 




Um abraço bem frugal.