sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Arte Abstrata na Escola

Arte abstrata não representa objetos concretos da nossa realidade, consiste em formas geométricas, manchas, linhas, algo que não é possível identificar como figurativo, eu diria que a arte abstrata representa algo que não existe. 

Gosto muito de trabalhar o Abstracionismo em sala de aula, principalmente com as turmas do 6° ano.

Realizei um trabalho com as três turmas de 6° anos, já que estávamos trabalhando as formas geométricas, elementos visuais, cores e linhas, tratei de falar sobre a arte abstrata de Piet Mondriam e a pintura de ação do artista Jackson  Pollock.

 





Começamos com um pequeno texto falando sobre o movimento abstracionista, e seus artistas, devemos ter o cuidado para que a linguagem do texto seja de acordo com a idade dos alunos e de fácil compreensão. O conceito, principais características e principais artistas já é o suficiente.





 Pintura de Ação, com utilização de canudinho de suco. A tinta foi jogada na folha e com o canudo cada aluno assoprava para formar as manchas.


Pintura abstrata com a técnica de dobradura. Pingar as cores desejadas no meio da folha, dobrar em quatro partes alisar bem para a tinta se deslocar pela folha, abrir e deixar secar, interferir com lápis de cor, giz de cera.


 Alguns alunos deram nomes aos desenhos e interferiram com imagens figurativas, nunca haviam tido contato com o abstrato, geralmente achavam feio e sem sentido.





Montamos uma exposição na parede de fora da sala de aula desta turma, colorimos o ambiente e chamamos a atenção, muitos que transitavam por ali paravam para analisar e "tentar entender"os trabalhos expostos. Ouvi uma aluninha dizendo para outra que não havia 'entendido' "-Não precisa entender, arte é assim."

Ispire-se, um abraço.




quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Op Art na Escola

Vamos começar a postar aqui no blog um diário do que acontece na escola, especificamente nas aulas de Artes Visuais, que é a minha área.

Hoje vou falar sobre a Op Art, Arte Óptica ou Optical Art que é um estilo artístico que se utiliza de ilusões ópticas. Esse estilo começou em 1930 com o artista Victor Vasarely. 
As principais características deste movimento são: a utilização de recursos visuais que provocam ilusão óptica, utilização de formas geométricas, cores contrastantes principalmente o preto e branco, uso de linhas e os trabalhos  dão a sensação de movimento. 
Os principais artistas são: Bridget Riley, Jesús Soto e Victor Vasarely.


 
Com os alunos da 8ª série, trabalhei 3 imagens da artista Bridget Riley, entreguei as cópias das imagens e cada aluno utilizou as 3 imagens para criar um desenho. Ao todo foram 3 desenhos cada aluno, cada um utilizando  imagem diferente. A proposta era colar na folha a imagem da artista e depois interferir com um desenho, dando um lugar para essa imagem.


























Trabalhei Op Art em três encontros com aulas de 2 períodos cada, totalizando 6 horas. Foi um tema divertido de trabalhar, os alunos demonstraram interesse e criatividade. 
Com os trabalhos prontos montamos uma exposição no corredor próximo a secretaria, sala dos professores e direção/coordenação, ou seja, um local com grande número de transeuntes. Colocamos um TNT preto no fundo o que deu destaque aos trabalhos, ganhamos elogios!.
Como você pode perceber essa turma tem grande dificuldade em colorir o fundo do trabalho, tive de insistir muito, e outra questão é a identificação do desenho, sempre peço a eles que escrevam o primeiro nome no canto inferior direito e o nome completo, turma e data atrás da folha, mas eles não conseguem seguir, alguns até escrevem o nome no meio do trabalho, é algo que já faz parte deles é é difícil de mudar, mas aos poucos vamos interferindo.
Optei por colocar o maior número de imagens, não selecionando os melhores trabalhos, até porque não concordo com a eleição de melhores trabalhos, afinal todos os que fizeram merecem reconhecimento e também, porque sabemos que nem todas as pessoas gostam de arte, ou de matemática ou de geografia, a tendência é gostar mais de determinadas áreas do conhecimento do que de outras. Respeitando isso, postei as fotos de todos os trabalhos feitos com essa turma, alguns mais caprichados do que outros, mas faz parte. 
Já trabalhei este tema em turmas de 6° anos e 6ª séries e obtive um ótimo resultado, eles foram até mais criativos do que os adolescentes, deixaram o lado lúdico aflorar, já os alunos da 8ª série tinham um certo cuidado para seu trabalho não parecer "cafona", coisas de adolescentes...
Por hoje é só, espero que tenham gostado de ver o que meus alunos andam 'aprontando' nas aulas de Artes.
 Um abraço ;)
 

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bolo de Banana Integral.

Nunca fui fã de bolos de frutas e de receitas utilizando frutas, sempre gostei de apreciar as frutas frescas sozinhas ou em saladas de frutas e sucos. Já comi bolo de laranja, de banana, de maçã, mas não que eu mesma tivesse feito. Fico com pena de utilizar as frutas para receitas cozidas e assadas, pois 90% da minha alimentação é viva, ou seja, crua.

Mas, como o calor esses dias estava demais por aqui, as bananas resolveram amadurecer todas de uma vez, não consegui comer elas tão maduras desse jeito, resolvi fazer um bolo de banana para aproveitar e não colocar fora. 

Agora só estou comprando bananas mais verdinhas, aí durante a semana elas vão amadurecendo devagar e consigo utilizar crua, sem ter de fazer bolo, pois se faço, acabo comendo e não é esse o meu plano ;)



Anote a receita:

3 Ovos;
6 bananas maduras amassadinhas (pode ser menos também);
1 x. de açúcar mascavo;
Meia x. de aveia em flocos;
1x. de farinha de trigo;
Meia xícara de farinha de trigo integral;
13 colheres de sopa de óleo de coco derretido ou 2 colheres bem cheias de óleo de coco firme, (acredito que dê meia xícara);
1 c. de sopa de fermento;
Canela em pó.



Modo de fazer:

Bater os ovos com o açúcar (na mão mesmo com um garfo, não usei batedeira) acrescentar o óleo de coco, misturar bem, colocar as bananas amassadas mexer bem para incorporar. Acrescentar as farinhas, a aveia e o fermento, mexer bem colocar a canela em pó e despejar em uma forma untada e enfarinhada, levar ao forno pré aquecido até assar bem.

Eu coloquei metade da massa em uma forma de pão e a outra metade em outra, misturei amendoim triturado em uma das massas para ficar diferente.

Um cheirinho delicioso vai se espalhar pela casa.



Tem banana madura em casa? Aproveita essa receitinha e mude, incremente e invente a sua, mas depois me conta tudo tá?!

Com banana madura você também consegue fazer as Barrinhas de Cereais que ensinei Aqui.
 
Benefícios da Banana AQUI
Benefícios da aveia AQUI

Um abraço.