segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Desjejum ideal.

IOGURTE DE BANANA E ABACATE.

Minha receita preferida de desjejum, depois do suco verde é este iogurte de banana e abacate, é tão simples de fazer que nem dá pra chamar de receita.

Aproveito que ainda é época de abacate, e venho mostrar pra você como é comer bem, sim, comer bem, pois você verá o poder de nutrição desses 4 ingredientes baratíssimos e eficientes!!! Ah abacates, eu amo e como muitooo, pra mim abacate e banana são alimentos completíssimos e que me "caem" muito bem.

Vamos aos ingredientes: 

*Banana madura;
*Abacate maduro;
*Linhaça moída;
*Rejuvelac.

Geralmente uso 1 banana, somente para adoçar o abacate sem precisar usar mel ou outro adoçante natural. A banana funciona muito bem como adoçante, quanto mais madura, melhor e quanto mais verdinha menos sabor ela deixará. 
Uso meio abacate grande ou 1 pequeno, e mais ou menos 3 colheres de sopa de linhaça moída (não tenho costume de medir) e meio copo de Rejuvelac- A bebida da Vida- (você aprende a fazer aqui) vou ensinar a fazer loguinho, mas por enquanto fica com o vídeo do Cristian, já aproveita para a prender uma nova língua. O Rejuvelac é bem simples, trata-se de uma bebida feita a partir de grãos de trigo germinado, ela é ótima para a pele e também para o intestino, sem falar que "se faz sozinha".

 Coloco todos os ingredientes no liquidifica-amor e bato até virar um super creme, e está pronto!!! 

Agora é só incrementar como você quiser. Gosto muito, muito mesmo de colocar metade de rejuvelac e metade de suco de laranja ou bergamota, fica um sabor incrível, tira todo o sabor do rejuvelac (que é meio esquisitinho).
Coloco frutas picadas, pólen de flores, chia, farinha de banana verde, flocos de amaranto, uva passa e o que mais  eu tiver vontade.
Essa receitinha é só uma base para você usar e inventar.


Com pêssego e ameixas fica assim.


Uma delícia!!!

Se você não tiver abacate, faça com mamão e banana, fica assim ó:

 Coloquei mamão e kiwi picadinho, incrementei com nozes, pólen e amaranto em flocos.

Você precisa provar, é um ótimo desjejum, não dá nem para eu lembrar do que eu comia antes no desjejum, na verdade os brasileiros escolhem muito mal a principal refeição do dia, pão branco com manteiga não nutre, só entope.
Se você não tem rejuvelac, mas ficou "babando" por essa delícia, coloca suco de laranja/bergamota no lugar de rejuvelac, vai deixar um sabor mega especial, hum me lembra a infância...

Agora vamos conhecer os benefícios do Abacate:
Ajudar a melhorar o perfil do colesterol no sangue e o sistema circulatório porque contém gordura saudável, como os ômega 3, além disso, o abacate também pode:
  • Melhorar a pele, pois tem boas quantidades de vitamina A, E e C;
  • Prevenir doenças congênitas, pois contém ácido fólico;
  • Proteger as células pela sua riqueza em antioxidante.

Composição nutricional do abacate por 100 g:
Energia (kcal)108
Proteínas (g)1,1
Gordura Total (g)10,5
Gordura monoinsaturada (g)6,5
Carboidrato (g)2,3
Fibras (g)3
Vitamina C (mg)3
Vitamina A/caroteno (mcg)32
Vitamina E (mg)2,1
Ácido Fólico/Folato (mcg)11
Potássio (mg)326
Fósforo (mg)36
O abacate é rico em gordura boa do tipo monoinsaturada, fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.

Benefícios do abacate na musculação

Os benefícios do abacate na musculação incluem evitar a fadiga muscular e combater os radicais livres que surgem devido ao exercício intenso provocando o envelhecimento celular. Os antioxidantes presentes naturalmente nos alimentos são altamente recomendados para os praticantes de musculação e o abacate é uma boa escolha.

Benefícios do abacate na gravidez

O benefício do abacate na gravidez é prevenir doenças congênitas em bebês. Durante a gravidez, é essencial o consumo de folato ou ácido fólico e o abacate é uma excelente fonte desta vitamina.

Benefícios do abacate para o cabelo

Os benefícios do abacate para o cabelo envolve aumentar a hidratação, tornando os cabelos mais brilhantes e macios. Assim, os benefícios do abacate para o cabelo não surgem pela ingestão, mas sim pela possibilidade de fazer uma máscara com a polpa do abacate, que permite que o cabelo fique forte e bonito.

Benefícios do abacate para a pele

O benefício do abacate para a pele é melhorar o tônus da pele, pois contribui para sua firmeza e ainda retarda a formação de manchas oriundas do envelhecimento do nosso corpo. O abacate tem sido usado amplamente pela indústria da beleza devido a sua capacidade de metabolizar o colágeno de nossa pele ajudando, então, no combate das estrias, rugas e celulite, além de sua capacidade antioxidante que evita o envelhecimento da pele.

Benefícios do abacate para diabéticos

O benefício do abacate para diabéticos é, sobretudo, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, pois esta fruta não tem uma grande quantidade de carboidrato e o seu alto teor em fibra vai aumentar a saciedade e ajudar o diabético a cumprir os horários das refeições que são fundamentais.

Benefícios do abacate para emagrecer

O benefício do abacate para emagrecer envolve aumentar a saciedade porque o abacate é rico em fibras que vão dar a sensação de estômago cheio e diminuir o apetite.

Fonte AQUI
 Benefícios da Banana:
Os benefícios da banana envolvem o emagrecimento e o aumento do bem estar, porque a banana é rica em potássio, magnésio e vitaminas, estando os seus benefícios associados à sua riqueza nutricional, incluindo também:
  • regular o intestino, especialmente em casos de diarreia;
  • aumentar a sensação de saciedade ajudando a emagrecer;
  • ajudar a combater a depressão, pois a banana contém triptofano, que é fundamental para a formação da serotonina, que é o hormônio que melhora o humor e ajuda a relaxar.
Os benefícios da banana para quem malha estão relacionados às quantidades de potássio que ela possui, pois este mineral ajuda a diminuir as cãibras musculares.

A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, é um remédio natural contra várias doenças.
A banana contém 3 açúcares naturais: Sucrose, frutose e glicose que combinada com fibras, te dá um substancial aumento de energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas te dão energia o suficiente para um exercício intenso de 90 minutos. Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela te ajuda a prevenir um numero substancial de doenças, fazendo com que ela tenha que fazer parte de sua alimentação. 

Citaremos alguns dos inúmeros benefícios da banana.

Depressão:
De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Anemia: Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.

Pressão Arterial:
Por se altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta. O FDA (Food and Drug Administration), órgão dos Estados Unidos, permitiu que a indústria fizesse a propaganda que a banana tem a habilidade de reduzir o risco de pressão alta e derrames.

Constipação:
Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

Ressaca: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milkshake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e te reidrata.

Azia: A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar.

Picada de inseto: Antes de tentar uma pomada específica, tente esfregar a parte interna da casca da banana na picada. Muitas pessoas ficaram surpresas com o efeito de reduzir o inchaço e a irritação do local usando deste artifício.

Nervos: Banana é rica em vitamina B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Stress no trabalho e Obesidade: Estudos de um Instituto de Psicologia na Áustria descobriram que a pressão e o stress causados pelo trabalho levavam as pessoas a buscar conforto em doces altamente calóricos como o chocolate. Olhando-se para 5000 pacientes nos hospitais, os pesquisadores descobriram que a grande maioria dos obesos eram as pessoas que trabalhavam sobre pressão. Para se evitar a vontade de comer doces, nós precisamos controlar o nível de açúcar no sangue, comendo alimentos ricos em carboidratos a cada 2 horas e a banana é perfeita para isso.

Fumo: A banana também ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar. A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina que as pessoas que tentam parar de fumar sentem.
Portanto, a banana é realmente um remédio natural para várias doenças. Quando você a compara com uma maçã, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outros minerais e vitaminas. Também é rica em potássio, sendo uma das melhores fontes deste juntamente com o melão.



ComponentesQuantidade por 100 g de banana
Energia95 calorias
Água72,1 g
Proteína1,6 g
Gordura0,4 g
Carboidratos21,8 g
Fibras3,1 g
Triptofano0,30 mg
Potássio425 mg
Magnésio28 mg  


Benefícios da linhaça

Ajuda a emagrecer: Por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente, no caso alimentos como pães, bolos, biscoitos e doces, que engordam. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a "massa gorda". 
Faz bem coração: É um fato que o ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que atua reduzindo os níveis do colesterol LDL (ruim) e aumentando os de HDL (colesterol bom).

Controla o diabetes: E também o previne! Isso ocorre devido ao mesmo mecanismo que reduz os picos de glicose, afinal, quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela, ou seja, solicitam que mais desse hormônio seja utilizado para colocar a glicose dentro de suas células. Esse quadro se chama resistência à insulina, e conforme vai se agravando, resulta na diabetes tipo 2, quanto o hormônio produzido pelo corpo não é suficiente mais para absorver todo o açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que o ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega 3, parece capaz de reduzir as chances das pessoas terem diabetes, não se sabe bem o porquê. 
Controla inflamações: Estudos mostram que esse nutriente é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo. Além disso, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. Atualmente nossa alimentação tem tido muito mais fontes do último do que do primeiro, o que tem causado maiores inflamações no organismo. Alguns especialistas acreditam que aumentando o consumo de ômega 3, consegue-se um melhor equilíbrio nesse aspecto, mas não é uma certeza. 

Melhora o funcionamento do intestino As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Além disso, a digestão das fibras gera ácidos graxos de cadeia curta, que incentivam a proliferação de bifidobactérias, parte "do bem" da microbiota intestinal (flora intestinal). Isso, além de melhorar o funcionamento do órgão, também ajuda a aumentar nossa imunidade.

Protege nosso organismo Além de ajudar as bifidobactérias, os ácidos graxos de cadeia curta provenientes da digestão das fibras, que impedem com que bactérias ruins do intestino se transportem para a corrente sanguínea, infectando assim o corpo todo. 

Previne alguns tipos de câncer Alguns estudos evidenciam a ação antitumoral da linhaça. Para as mulheres, isso ocorre devido a presença das lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos. Muitas evidências apontam a ligação desses hormônios com o câncer de mama, e como as lignanas acabam se ligando aos receptores do estrógeno, tem uma função protetora desta doença. Como cada colher de sopa de linhaça tem cerca de 15 mg de lignanas, ela é considera o alimento mais rico nesse nutriente. 

Protege a saúde dos ossos A semelhança da lignana com o estrógeno faz com que eles compensem a menor produção desse hormônio que ocorre na menopausa. Não se sabe ao certo se ele realmente é significativo na redução de sintomas do climatério e das alterações de humor, até porque isso varia com a forma como cada organismo metaboliza esse nutriente. Porém, ela pode ter um efeito positivo na saúde óssea (já que mulheres pós-menopausa tem maiores chances de apresentarem osteoporose) e na saúde cardiovascular da mulher.

Sobre o Rejuvelac maravilhoso eu falo outro dia, pois ele merece uma postagem só sobre ele. 

E aí, o que achou do meu desjejum???
Qualquer pão com manteiga fica no "chinelo" não é?!

Experimenta, vc vai se sentir muito bem!

Um abraço cheio de energia, cheio de abacate, banana, rejuvelac e linhaça.