domingo, 25 de maio de 2014

Cabelos limpos sem shampoo!!!

Isso mesmo!
Você sabia que pode lavar seus cabelos sem usar shampoo e condicionador?
Pois é, é possível ter cabelos limpos e sedosos, super hidratados sem usar nenhum desses produtos.

O uso de produtos químicos prejudica o bom funcionamento de nosso organismo, o shampoo tão utilizado em nosso dia a dia é um desses produtos.

Entenda o motivo:

O shampoo possui uma substância chamada SULFATO, é um detergente que limpa os fios, faz espuma e além de limpar o cabelo ele retira também toda oleosidade natural (sim, isso existe) que é responsável por deixar os fios sem frizz, sem volume. O que acontece é que tiramos tudo o que o cabelo tem de bom (tirando a oleosidade natural o cabelo fica ressecado) e depois enchemos de outros produtos para "domar" os fios.

Você percebeu o que a indústria faz?

Oferece um produto que 'limpa' os fios, mas o que ele faz na verdade além de prejudicar sua saúde é deixar o cabelo ressecado e enfraquecido. Oferecem também muitos cremes para 'consertar' o estrago feito pelo shampoo, e as pessoas ainda culpam os cabelos, que são inocentes nessa história. 

Faça uma pausa e veja no seu armário a quantidade de condicionadores, máscaras de tratamento, reparador de pontas, cremes para pentear, cremes de pré lavagem, cremes anti frizz, cremes para proteger o cabelo do calor do secador e chapinha e tantos outros. Dê uma olhada e me responde se o seu cabelo poderia ser diferente usando todos esses produtos??? Que alternativa ele tem se você 'droga' ele com tantas substâncias maléficas?

O que fazer?

Comece diminuindo o shampoo, não é a quantidade de espuma que diz se ele está limpo ou não. Diminua o condicionador. Eu comecei diminuindo radicalmente o condicionador, parei de usar os outros cremes e passei a usar apenas o shampoo e UM condicionador, a quantidade era semelhante a um grão de ervilha. Outros cremes parei de vez, meu cabelo não precisa de tudo aquilo que eu usava.
Por um bom tempo fiz dessa forma, mas a mais ou menos 1 mês radicalizei, passei a lavar os cabelos sem shampoo e sem condicionador, deu uma vontade de mudar então fiz!

 Lavo com uma pastinha de bicarbonato de sódio + água + uma pitadinha de canela em pó. Passo nos cabelos secos, na raiz somente, deixo alguns minutos, na hora da retirada do bicarbonato, molho aos poucos o restante do cabelo e massageio com a ponta dos dedos até sair tudo. Para hidratar uso creme de manga, ou creme de abacate, ou suco laranja com mel, ou ainda creme de Aloe vera. O s cremes devem ser coados em uma peneira para não ficar pedaços da fruta, não é necessário muita polpa, apenas 2 colheres de sopa já é o suficiente. Pode fazer o último enxágue com vinagre de maçã diluído em água, mas tem de ser o vinagre orgânico, ok?

Percebi que meu cabelo ficou mais brilhante, a caspa diminuiu consideravelmente, a queda diminuiu muito, muito mesmo. Pontas duplas não tenho mais, frizz também não. Meu cabelo mudou totalmente, a oleosidade natural é maravilhosa, deixa o cabelo domado, sem volume e frizz e sem aquele aspecto de cabelo sujo, oleoso. Aumentou o tempo entre as lavagens, ou seja, ficou limpo por mais tempo.

Leva um tempinho até você se acostumar a lavar sem espuma, até seu cabelo responder positivamente a algum produto natural. O meu por exemplo, gostou muito do creme de manga, então hidrato só com ele, finalizo com um pouquinho de óleo de côco, fica ótimo. 

O ideal é retirar todo e qualquer produto químico que você utiliza no cabelo, se não conseguir, diminua, mas creio que você vai se surpreender com o poder que seu cabelo tem. 

Você pode criar seus próprios creminhos, seu cabelo vai agradecer muito.

O bom disso tudo é que você pode provar seus cremes, se estiver gostoso ao paladar vai fazer bem aos seu cabelo também ;)

É muito importante ter uma alimentação saudável, lembrem-se que a mais de 1 ano eu mudei a alimentação e isso tudo ajuda o cabelo a crescer forte e saudável. O consumo de frutas e verduras cruas, de algas e muita água é essencial para o bom funcionamento do seu corpo. Não trate de fora para dentro, trate de dentro para fora selecionando os melhores alimentos que a natureza oferece.

Dê uma chance ao seu cabelo!