quinta-feira, 10 de abril de 2014

Barrinha de Cereal.

As barrinhas de cereais são amigas de muita gente, nutrem, afastam a fome por um longo período, regula o intestino por conter fibras, ideal para um lanchinho no intervalo do trabalho.

Eu sou adepta, mas depois que cortei os industrializados de nossa alimentação as barrinhas foram embora tambm. Falando nisso, as barrinhas  industrializadas não são tão gostosas como as confeccionadas em casa ( o quê, vc não sabe que pode fazer em casa?)  na maioria das vezes é cheia de flocos de arroz, aveia (que são baratos) açúcares (muiiiito açúcar) sem comentar naqueles nomes esquisitos.

Para você entender melhor te convido a visitar o site Fechando o Zíper, lá os nutricionistas fazem uma série de observações sobre cada ingrediente de vários alimentos industrializados ( ou melhor: produtos, porque comida/alimento é outra coisa) você vai se apavorar. 

Eu me livrei disso tudo, você tambm consegue!!!!



Mas agora chega de conversa, venho ensinar uma Barrinha de cereal que viramos fã aqui em casa, rende muitooo, cada vez que faço posso mudar o sabor ou os ingredientes, faço no final de semana e dura a semana toda, é super nutritiva, tem só o que gostamos, é acessível, fácil de fazer e muito gostosa.



Ahhh e é vivinha da Silva!!!!
Sem corantes, conservantes, acidulantes e tantos 'antes', sem açúcar, sem sódio, sem gordura.
Uau, não tinha parado pra pensar no quanto ela é maravilhosa.

Anota aí os ingredientes:

1x e meia de Aveia prensada (eu quis dizer laminada) ou em flocos ( a aveia prensada é mais graúda, é o grão inteiro amassado, a aveia em flocos é mais fininha, funciona com as duas, mas eu prefiro a graúda) ;

1 x de linhaça (moída no liquidificador, quem não é acostumado com o sabor da linhaça deve usar a metade até se acostumar);

1x de gergelim (moído grosseiramente no liquidificador);

1x de semente de girassol descascada ( deixe de molho por 8 horas, escorra a água, lave bem, seque em papel toalha e coloque no sol desidratar um pouquinho, se não tiver sol, coloque no forno elétrico com a temperatura antes de 50° com a porta entreaberta , regule a temperatura com as mãos, se machucar as mãos é porque está forte demais. Depois de seca bata no liquidificador até virar um pó fino, ou deixe uns pedacinhos, é delicioso).

1x de uva passa (Pode ser qualquer fruta desidratada);

Meia xícara de Damasco seco;

Meia xícara de ameixa seca.

Meia xícara de Castanha do Pará ( pode ser nozes, amendoim, amêndoas, pode usar mais, ou não usar...)

2 Bananas maduras (amasse até virar um purê)

Mel conforme teu gosto, jamais use açúcar branco/refinado, as frutas secas e a banana já são doces, se vc gosta beeem mais doce coloque mais mel, mas não coloque açúcar.

Suco de laranja (natural einh gente, não coloquem suco em pó ou de caixinha, esprema 1 laranja ou duas, se quiser pode colocar água tambm, mas a laranja deixa um gostinho muito bom, pode usar suco de limão, de maçã, desde que seja natural, ok?) 

2 C. s. de cacau puro (opcional, fica bem bom);

Olhando assim parece muito complicado, mas não é, depois que você pega o jeito fica mais fácil.

Essa receita rende em média umas 13 barrinhas, depende do tamanho que você cortar.

Depois de reunir os ingredientes (espero não ter esquecido de algum na listinha aí em cima) é só colocar os secos em um refratário, misturar bem e acrescentar os úmidos (banana, suco e mel) misture bem, acrescente as frutas desidratadas deixe descansar por uns 15 minutos.

Cubra uma forma (eu uso de pão) com um tecidinho de mosqueteiro (véu) coloque parte da massa, alise e estique bem, leve ao sol ou no forno com temperatura inferior a 50° com a porta entreaberta, controle com as mãos, se consegue deixar as mãos na forma por alguns segundos a temperatura está boa, se machucar, está alta demais.


Se liga no jeitinho de fazer para não grudar ;)



Depois de mais ou menos 1 hora, coloque a forma em uma tábua de cortar legumes, tire cuidadosamente para não quebrar e coloque no forno novamente, desta vez do outro lado.



Corte no formato que quiser e coloque no forno novamente ;)








Dicas preciosas:

Pode diminuir os ingredientes que você não gosta ( não acredito que não gosta de algum destes lindos!) Ou substituir por Amaranto, Quinoa, Farinha de Chia, coco em flocos sem açúcar e desidratado, pode colocar canela em pó (uma pitadinha só, nunca coloquei mas a canela combina muito com a banana e deve ficar uma delícia). 

Analisando as outras barrinhas (as industrializadas) contém muito sódio (vilão), a nossa não tem, mas pensei que se colocasse uma pitadinha do Sal Rosa do Himalaia, ou Sal Marinho ficaria muito bom (tambm nunca usei, mas da próxima vez vou colocar...) 

Nossa barrinha tambm não tem óleo, minha ideia de início era colocar óleo de coco (faz um bem enorme pro 'corpitio') mas sabe que não tem necessidade de óleo? Claro que se colocasse um colher ou duas daria diferença na massa, mas são testes que a gente pode ir fazendo e variando.

A linhaça possui ômega 3, é rica em óleos que são benéficos, a semente de girassol e a Castanha do Pará são ótimas para combater estresse e são bem oleosas tambm,  resumindo: não é necessário colocar óleo.

Vida boa essa de fazer Barrinha de Cereal em casa, mesmo cansada eu me animo a fazer só de pensar no bem que ela vai fazer para minha saúde.

Se anima também, não é difícil e o legal é que vc pode ir misturando os ingredientes e provando até ficar do teu 'agrado'.

Não esqueça de beber bastante água nos intervalos das refeições, ainda mais se comer desidratados que necessitam de água para a digestão.

Faça essa receita, mude, invente, incremente, mas depois me conta, tá?

Um abraço cheio de energia.


Obs: esqueci de falar que depois que retiro do forno, deixo ela sobre a bancada da cozinha até sair todo calor, depois coloco em um pote bem fechado e deixo na geladeira, aqui em casa dura uma semana, nunca sobrou (comemos antes de 1 semana e meia) mas creio que ela dura bastante.