sábado, 15 de março de 2014

Massa Viva com Molho Branco.

Massa de abobrinha (ensinei a fazer Aqui) com molho branco, esse você vai aprender agora. 
Molho branco que não vai leite, nem manteiga, nem nada que faz mal. É feito com batata inglesa, sal e alho e um fio de azeite, nada mais ;)


Para o molho você vai precisar de *Batata inglesa:

Rale a batata e coloque de molho na água quente com um pouco de sal, até ficar macia, eu deixo em uma panela com tampa, depois que você verificar que está transparente e parecendo cozida (eu troco a água uma 3 vezes) é só bater no liqui com:

*Alho;
*Sal;
*Um pouquinho de azeite de oliva ou óleo de girassol prensado a frio.

Coloque um pouquinho de água quente na hora de bater, e vá aumentando a quantidade conforme você queira ele mais líquido ou mais espesso.

Fica perfeito, o sabor do alho é ótimo, mas cuide para não colocar demais, se tiver Alho Poró fica melhor ainda. 

Coloque sobre a massa já temperada ( com sal e vinagre de maçã ou como você preferir).

Você pode dar o toque final com cebolinhas e Ketchup (veja a receita do Ketchup caseiro AQUI).

Servidos?
Essa Massa é daquelas que dá alegria, ela te enche de vida e energia!
E a fome? Você não terá fome por várias horas, pode confiar ;)

Um abraço bem saudável.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Quinoa com Moranga.


Aqui em casa gostamos muito de utilizar a Quinoa em vários pratos. 
Utilizo sempre ela cozida em água e mais nada. Já tentei germinar mas não obtive um bom resultado, isso se deu por ela ser radiada (é um processo que a sementinha passa para "durar" mais tempo) mas com isso matam a semente, então procure sempre grãos integrais sem esses processos 'assassinos'. É, até isso temos de cuidar, se a semente não germina é por que está morta. 
Tem os que falam que no caso da Quinoa radiada mesmo cozida ela ainda tem benefícios para nosso corpo, mas eu prefiro desconfiar...

Para aproveitar a época das Morangas e Abóboras anota o que você vai precisar para essa receitinha:

*Moranga cortada em cubinhos pequenos ( deixar de molho na água quente com um pouco de sal, ir trocando a água até ela ficar macia, ou como você preferir, isso vai deixá-la mole, parecendo cozida, mas sem perder os nutrientes);
*Quinoa cozida (a quantidade que você quiser);
*Cebola em tirinhas/rodelas;
*Sal, azeite de oliva e uma pitada de vinagre de maçã.

Misture todos os ingredientes e sirva em seguida com uma salada bem verde e um purê, ou com o que você inventar ;) o que importa é incluir no seu cardápio essa semente que é super saudável, ah e alimentos da estação também. As abóboras e Morangas ainda estão produzindo muito, aproveite para fazer essa misturinha.




Deixa eu te contar, faz 1 ano e pouco que começamos a usar a Quinoa, tento fazer pelo menos 1 vez na semana e desde então não tivemos nenhuma ida ao hospital, nem rinite, nem gripe, nem nada do que tínhamos antes. Claro que os créditos não vão só para a Quinoa pois mudamos tudo, incluímos mais verduras e frutas, mas com certeza ela colaborou muito para nossa saúde.

Um abraço, boa saúde pra você!



quarta-feira, 12 de março de 2014

O tempo de Goiaba chegou!!!!


Ela chega toda cheirosa, deixa seu perfume pela cozinha, sua cor empolgante energiza qualquer ambiente, seus benefícios são tremendos, ela é cheia de vitamina C, só faz bem pra saúde e está se oferecendo por aí. 

Quem quer Goiaba?




Descobri que posso comer Giabada, ou melhor ainda fazer goiabada Viva, sem açúcar, sem matar as enzimas e vitaminas da fruta com o cozimento. 'Vivinha da silva' a goiabada Viva é feita com 2 ingredientes, suco das goiabas e Tâmaras, ou qualquer outra fruta desidratada (acredito que dê certo).
Quem ensina essa delícia é a Aline do Panelas de Capim, eu fiz e aprovei. Vá até lá conferir a receitinha e as fotos lindas.

Tive dificuldade na hora de bater o creme no liqui, como fiz com poucas goiabas a hélice não conseguia pegar para bater, ficou meio inteiro com pedaços de tâmaras  e ficou um pouco mole, coloquei os ingredientes a rumo, sem seguir as instruções certinhas, até porque não tinha tantas goiabas, mas o resultado ficou ótimo, na verdade ficou parecendo mais uma geléia.

Clarooo que as minhas fotos não ficaram lindas como as da Aline, mas com certeza a goiabada ficou uma maravilha, sabe aquela gostosura que se come de olhos fechados? É essa goiabada!!!




Ela fica com um sabor incrível, e a combinação de goiabada com abacaxi deu super certo.

Amo Goiaba,  aproveite que é época e corra colher/comprar as suas.

Para a Aline Chaves fica o meu agradecimento pela receita esplêndida, amei!

terça-feira, 11 de março de 2014

Tapete para Cozinha.

Passo correndo aqui pelo blog para mostrar um tapete de crochê que fiz para a cozinha. 
Acabei vendendo pra minha cunhada, ela viu e antes mesmo de eu terminar ela já decretou que queria pra ela.
Fiz com linha Barroco (flores) fio cru, fio verde e lilás.
Se inspire para aprender a "crochetar" é muito bom e sua casa ganha mimos ;)








Para quem ainda não sabe fazer crochê e tem interesse tem aulas incríveis AQUI.

Aproveite e use sua criatividade.

Um abração.