quarta-feira, 5 de março de 2014

LEITE DE AVEIA.

Se tem algo que fico deslumbrada na culinária Viva é poder fazer leites de sementes, extrair delas o que elas tem de melhor, encher nosso corpo de enzimas com um único gole desse leite poderoso.

Vamos preparar leite de Aveia!

Super fácil e delicioso, o leite de caixinha animal ou vegetal passam vergonha perto deste leite magnífico.

A aveia é super conhecida, principalmente em flocos, ela é um cereal parente do Trigo e da Cevada. Possui cálcio, ferro, proteínas, fibras, carboidratos e vitaminas em sua composição, melhora o funcionamento do intestino, hidrata a pele, diminui os níveis de colesterol ruim, ajuda no emagrecimento e evita o aparecimento de doenças cardiovasculares. O que você achou? Ela não é fraca!


Vamos as dicas para você fazer seu leite de Aveia:

1x. de semente de aveia crua descascada ( deixar de molho na água durante 8h);

1 litro de água potável;

No dia seguinte escorra fora a água da aveia e enxágue bem, se quiser que ela germine, troque a água e deixe por mais 12 horas, assim que começar a germinar você pode lavar novamente e usar.

Para obter o leite é só bater a aveia no liquidificador com metade da água potável (500 ml). Coe em um pano de voal e misture o restante da água. Está pronto seu leite de Aveia, rende 1 litro e dura 3 dias na geladeira. Antes de usar mexa bem, pois fica acumulado uma borra no fundo. Já fiz essa receitinha com a Aveia em flocos, funciona, mas não é a mesma coisa, no processo de fabricação dos flocos a aveia é cozida, então perde propriedades. Opte sempre por grãos integrais.

O resíduo que sobra você pode usar para fazer massas desidratadas, ou o que mais inventar, o que vale é aproveitar toda aveia.


Leite de Aveia + Banana + Chia + Pólen de Abelha.


Simplesmente fantástico!



Leite de Aveia +  Mamão + Banana + Pólen de Abelha




Se você gosta de leite assim como eu gostava confira essa receita que ensinei a fazer de leite de Sementes de Girassol Aqui e leite de Amêndoas Aqui. Depois que conheci os leites de sementes nunca mais choraminguei por falta de leite de Vaca.

Malefícios do leite de Vaca você confere Aqui.

Mais receitas de leites Vegetais a Aline Chaves ensina no Panelas de Capim.

Corra pra cozinha fazer suas experiências!

Uma canção Aqui.

Um abraço e até a próxima.