terça-feira, 13 de maio de 2014

BOLO INTEGRAL DE CACAU, FARINHA DE CENTEIO E AVEIA.

Olá belezuras, como estão?

Hoje quero compartilhar uma receita de bolo muito especial, mas primeiro quero contar um pouquinho da minha história com os bolos.

Sempre gostei de bolos pois comi desde pequena, minha mãe sempre fez bolo de todos os sabores e sempre deliciosos, então cresci comendo, aprendi a fazer e segui na 'lida' fazendo bolos. Logo que casei chegava a fazer mais de 3 bolos por semana, isso mesmo, mais de 3! Nós comíamos tanto bolo que as vezes o pão envelhecia. Eu tinha a desculpa de levar para o trabalho de lanche todos os dias um pote cheio de bolo. 

Mas, como tudo tem limite, foi na época da mudança alimentar (1 ano atrás ) que percebemos que estava muito exagerado, passei a fazer bolo então só as vezes e ainda assim mudava os ingredientes para torná-lo mais saudável.

Foi difícil nos acostumar a ficar sem aquela massa doce, mas como tem 'jeito pra tudo nessa vida', aqui estamos nós, inteirinhos, mais magrinhos e sãos e salvos.

(Aqui você pode conferir uma receitinha dos antigos bolos, ela pode ser adaptada, já fiz novamente mudando muitas coisas).
Vamos entender o que o bolo tem que faz tanto mal. 
Ele é assado então muitas pessoas acreditam que não faz mal, mas o problema está nos ingredientes. Não é o fim do mundo você comer um bolo assado (e feito por você com ingredientes de qualidade) as vezes, o problema é que as pessoas consomem muito e muitas vezes compram o bolo pronto, em padarias e supermercados, esses bolos contém conservantes, gordura de péssima qualidade, corantes e sabores artificiais e tudo isso faz mal, e além disso não nutre seu corpo, ao comer um pedaço de bolo assim você só está enchendo a barriga e não matando a fome.

Precisamos matar a fome, abastecer nosso corpo com as enzimas, vitaminas e minerais que ele precisa para trabalhar e não encher ele de 'coisas' que não nutrem.

Entendendo os ingredientes:

1° Farinha de trigo refinada. 

É uma bomba para nosso intestino, as farinhas refinadas, principalmente de trigo causam prisão de ventre entre muitas outras coisas, então devemos excluí-la urgentemente de nosso cardápio. 

O quê? Parar de comer farinha? Isso é impossível! Tudo tem farinha! 
Foi assim que pensei quando comecei a estudar mais sobre alimentos refinados, mas é possível e eu uma 'farinhodroma' (isso existe?) provo pra você que é possível sim.

O que fazer: Substituir toda e qualquer farinha refinada por farinha integral, até conseguir tirar completamente da alimentação.

2° Açúcar refinado.

Tudo o que é refinado faz muito mal e o açúcar é uma bomba bem explosiva, não só no intestino, mas ataca nossa pele, nosso peso, vicia nosso paladar. Se você quer envelhecer mais rápido coma muito açúcar refinado, à vontade, loguinho você estará aparentando ter mais idade do que tem. 
Exclua da tua alimentação qualquer vestígio de açúcar branco. 
What? Só pode ser brincadeira, tudo, absolutamente tudo tem açúcar, até o molho de tomate tem açúcar. Pois é, além dele estar presente em muitos alimentos processados, muitas vezes ingerimos sem nem saber que ele está ali, é extremamente perigoso para os diabéticos, é um veneno que engana o paladar. Fuja dele.


O que fazer: Substituir todo e qualquer açúcar refinado por açúcar mascavo ou melado de cana orgânico em receitas assadas e cozidas, no restante substituir por Mel que é altamente benéfico para o sistema respiratório.


3° Óleo de Soja, Milho, Canola...

O óleo consumido 'loucamente' em nosso país é feito de grãos transgênicos que são altamente perigosos para nosso organismo e se não bastasse, quando elevamos a temperatura do óleo durante o processo de cozimento ele se transformam em veneno em nosso prato.

Veja o que diz sobre isso o médico José Peixoto: 


Os óleos vegetais se oxidam com extrema facilidade sob calor, e geram em temperaturas elevadas as danosas gorduras tipo “trans”, que nos oferecem, a partir daí, generosas e pérfidas quantias de radicais livres. (Alguns óleos se oxidam na própria extração, já que muitos óleos são obtidos “a quente”, ou seja, sofrem altas temperaturas quando são obtidos das plantas que lhe dão origem).
Todos os óleos vegetais fritos – TODOS – estão sujeitos a um processo de conversão sob altas temperaturas gerando, entre outras substâncias, uma particularmente nociva, surpreendentemente tóxica: o HNE.  Trata-se de um subproduto de ácido graxo, ou mais exatamente o 4-hidroxi-trans-2-nonenal, uma toxina. É uma substância obtida de alimentos ricos em ácido linoleico. Exemplos: soja, canola, girassol e milho.
Entre os males aos quais a tal toxina está certamente relacionada contam: doenças cardiovasculares, derrame, doença de Alzheimer, e câncer. Isso se deve a sua alta reatividade com moléculas proteicas do DNA e RNA, dessa forma alterando de forma substancial o funcionamento celular básico.
Os óleos poli-insaturados oferecem uma quantidade absurdamente alta dos ácidos graxos do tipo ômega-6, elevando de modo absolutamente antinatural a relação entre a ingestão de ômega-3 e ômega-6, para cujo consumo o corpo humano foi projetado para receber pequenas quantias. Em cidades com elevada utilização de alimentos.

José Carlos Brasil Peixoto é médico homeopata, especializado no tratamento dos transtornos da pós-menopausa com hormônios bioidênticos. Atua em Porto Alegre-RS | Site: http://www.umaoutravisao.com.br/ | e-mail: swjcbp@portoweb.com.br

 O que fazer: Substituir todo e qualquer óleo de grãos trânsgênicos e de embalagens de plástico por óleo de Côco prensado a frio, em receitas pode utilizar manteiga de leite de vaca ( prefiro o óleo de côco, mas por ser mais caro é possível usar em receitas a manteiga, não é benéfica mas não faz tanto mal como esses óleos vegetais). Os demais óleos vegetais extraídos à frio, devem estar sempre em embalagens de vidro escuro e consumido apenas cru, nada de colocar azeite de oliva na panela einh.


4° Leite Animal: 

O leite de origem animal é prejudicial ao nosso sistema respiratório, todas as doenças relacionadas ao sist. resp. está diretamente ligada ao consumo dos lácteos. Quem nunca ouviu de um médico, quando consultou de rinite, sinusite ou outra enfermidade respiratória: - Não use lácteos até melhorar dessa gripe...
Eu vivia com sinusite e rinite inverno e verão, enxaqueca de matar, e quando entendi que o leite de vaca foi feito para o bezerro e não para mim, parei de consumir e as dores de cabeça e sinusite foram embora!!! Viva!

Falei disso nessa postagem AQUI. Tem vídeo e tudo, explicando sobre o leite.

O que fazer: Substituir todo e qualquer leite animal por leite vegetal (leite de aveia, leite de gergelim, leite de côco, leite de amêndoas, leite de amendoim...) ou água, ou suco de fruta (laranja, bergamota, maçã, limão...).

Bom são estes os piores ingredientes que tem em um bolo. E claro que é possível fazer bolo sem eles, vou te ensinar a seguir.




Você precisa inventar as suas próprias receitas, modificar as que já tem, colocar o que você gosta, vai ficar um bolo diferente, mas com teu jeitinho.

Além de simples, esse bolo é feito no liquidificador, facinho, facinho...

Para fazer este BOLO INTEGRAL DE CACAU, FARINHA DE CENTEIO E AVEIA você vai precisar de:

*3 ovos;
*2 xícaras de açúcar mascavo;
*4 colheres de sopa de cacau;
*Meia xícara de manteiga ou óleo de côco;
*2 x. de farinha de centeio integral;
*Meia x. de aveia em flocos;
*1 x. de água quente;
*1c.s. de fermento em pó;
*1 pitada de sal.




Modo de Fazer:

Bater no liquidificador os ovos + açúcar + cacau + óleo/manteiga. Acrescentar água quente, a farinha e o fermento (cuidar para não sobrecarregar o liqui, se preferir tire em seguida e misture em uma bacia o restante dos ingredientes).

Por último acrescente a aveia, se ficar muito mole acrescente mais aveia ou um pouquinho mais de farinha de centeio integral.

Assar em forno preaquecido e em forma untada e enfarinhada. O tempo varia de cada forno ;)



Para a calda:
*2 colheres de sopa de mel;
*1 colher de sopa de óleo de côco;
*1 colher de sopa de cacau.

Misturar tudo e colocar sobre o bolo desenformado, coloquei nozes moídas em cima, ficou ótimo. Essa cobertura é maravilhosa, uso em tudo.


Um bolo que fica fofinho, saboroso, leve e muito gostoso, vale muito trocar o bolo malvado por esse bonzinho ;) 

Minhas visitas comeram e nem suspeitaram que era com farinha integral, já cobri com amendoim moído, fica bem bom, solte a imaginação na hora de decorar seu bolo.

Viu só como é possível fazer um bolo sem usar leite, creme de leite e leite condensado?

Para começar a mudança alimentar esse bolo está de bom tamanho, mas em breve postarei receitinhas de doces mais saudáveis, bolos crus e funcionais, dá uma olhadinha:


Esse é de Coco e Castanha do Pará.
 
 
Esse bolinho tem a base de nozes e o creme de banana ;) 
Delicioso.

Essa receita eu dedico pra minha Mãezinha, que não sabia que era possível fazer um bolo tão gostoso sem lactose, sem açúcar e sem farinha branca. Foi dela que herdei esses 'dotes' culinários e divido cada um com vocês!


Não se conforme com a situação que você se encontra, lute para mudar!

Uma canção AQUI.

10 comentários:

  1. Oi, Lu... obrigada pela sua visita em meu blog. Seja sempre muito bem-vinda, viu!
    Olha, adorei seu post, bem explicadinho. Sempre que posso, faço estas substituições... exceto o leite. Muito raramente bebo leite de soja e só.
    O bolo está maravilhoso. Sobrou um pedacinho pra mim? rsrs
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Cici, que bom que passou por aqui deixando tuas palavrinhas tão doces. No início da mudança alimentar eu só consumia leite em receitas, mas mesmo assim não era legal, então passei a usar o leite de aveia na maioria das receitas e o resultado é ótimo.

      Cuidar da saúde é tudo de bom né, sempre posto dicas e ideias para substituir alimentos, fique ligada e seja sempre bem vinda, te espero aqui com um pedaço de bolo e uma xícara de chá ;)

      Excluir
  2. Que delícia de ideia, Luciara! Vou compartilhar com a minha turma! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta honra recebê-la em meu humilde bloguito. Mônica sinta-se à vontade para compartilhar com todos que quiser, vamos ajudar esse povo a se alimentar melhor! Bjs

      Excluir
  3. Oiiii vim agradecer a visita em meu blog.
    Aproveito para conhecer o seu também. Eu fico num vai e vem com minhas dietas, adorei suas dicas e ideias de suco. Vc também super caprichosa, pois faz suas próprias barinhas, devem ficar bem boas. Deu vontade! Beijo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem vinda. Te animo a deixar as dietas de lado e fazer uma mudança radical em sua vida, começando pelos sucos verdes e depois mudando o que faz mal. Aqui você vai encontrar muitas ideias e dicas super saudáveis. Pesquise sempre a respeito da alimentação para conhecer os benefícios dos alimentos naturais e os danos causados pelos alimentos industrializados, com certeza será um pontapé inicial para você ganhar mais saúde! Um abração não deixe de me visitar.

      Obs: a opção seguir está logo acima do Quem sou eu, entre os visitantes e minha apresentação ;)

      Excluir
  4. António que bom receber tua visita. Com certeza visitarei seu blog. Fique sempre à vontade para aprender mais aqui no blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Miga, que delícia este bolo.
    Tenho o prazer de te dizer que fiiiiiiiizzzzzzzz e deu mega certo.
    O meu fiz com manteiga e ficou ótimo.
    Assim que eu encontrar o óleo de côco quero fazer para uma amiga daqui do escritório que tem intolerância à lactose. Sei que ela vai amar esse bolo tão deliciosooooo!!
    Muito obrigada por compartilhar das suas belas experiências na cozinha :D

    Beijokas mil, amada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão contente que deu certo Ana!

      Conta pra todo mundo, para as pessoas saberem que é possível comer sem lácteos e farinha branca.

      O óleo de Côco compra na Pazze, de Panambi é super em conta e a qualidade é ótima, pode confiar =D

      Não agradeça, quem ganha com isso tudo ainda sou eu e não vocês.

      Bjooos enormes e cheios de saudade.

      Excluir

Olá, sinta-se a vontade para deixar seu recadinho, vou gostar muito e responder assim que puder.
Obrigada. Que o Criador te abençoe.