sábado, 7 de dezembro de 2013

Como fazer em casa Tomate Seco.


Vamos aprender a fazer Tomate Seco em casa, sem estress e sem custar um absurdo ( sim, tomate seco é caríssimo, por isso nunca provei rsrsrss) o que eu não sabia é que é muito fácil de fazer tomate seco em casa, na verdade só o que você vai fazer além de escolher os tomates é lavar e dispor em uma forma, o resto nosso amigo sol se encarrega.
Você só precisa de tomates lindos, de preferência orgânicos comprados na feira da cidade, ou de algum produtor rural ou ainda do teu pé no quintal.
O tomate é super fácil de cultivar, muita gente pensa que o tomate é cheio de agrotóxico, tem sim, mas você já experimentou plantar uma sementinha de tomate? Ele cresce lindo e dá seus frutos, nem precisa de veneninho para as pragas, pois ele produz tanto que sobra tomate para a gente e para os bichinhos, que também precisam comer. Os tomates dos supermercados geralmente tem agrotóxico, em alguns casos vem de longe e precisam estar muito lustros e brilhosos, são colhidos ainda verdes e amadurecem na viagem que fazem para chegar até o supermercado e depois até a sua casa. Prefira sempre comprar de produtores rurais, o contrário do que as pessoas acreditam os tomates orgânicos são mais baratos pois não há gastos com agrotóxicos. São tomates frescos, as vezes tem até furinhos, rachaduras, mas o sabor é muito melhor do que o tomate "lustro e brilhoso" do supermercado. Se você optar comprar no supermercado no departamento de Orgânicos, com certeza pagará mais caro, então se informe e procure um agricultor que cultiva verduras e vegetais, para comprar diretamente com ele.

Um ex. de couve orgânica, produzida pelos meus pais.

Tomates orgânicos comprados na feira de produtores.


Vamos as instruções para fazer seu tomate seco você vai precisar de:

*Tomates maduros cortados como você preferir, sem sementes (eu reservo as sementes e o suco para fazer meus sucos verdes, tomate no suco é tudo de bom);
* Forma;
* Tecido de mosqueteiro para cobrir a forma;
* Um dia bem ensolarado (2 dias );

Lave bem os tomates, parta-os, reserve o suquinho, coloque em uma forma os tomates lado a lado, cubra com o pano e com a ajuda do nosso irmão Sol teremos tomates secos em 2 dias. Durante a noite eu coloco os tomates no forno elétrico, com a porta entreaberta e a temperatura antes de 50° que é o mínimo do meu forno, teste colocando suas mãos na forma, não pode estar quente a ponto de não conseguir deixar sua pele em contato com ela mais de 20 segundos.


 Pronto, em dois dias de sol forte ou um pouco mais (dependendo da espessura que você cortou os tomates) você terá deliciosos tomates secos.



 Você sabia que ao desidratar algo o seu sabor intensifica? Por isso os tomates secos são tão saborosos e tem um sabor diferente do tomate cru. Mas, isso você descobrirá quando fizer seus primeiros tomates secos.
Eu faço toda semana, assim sempre tenho tomate seco "fresco", mas estou começando a pensar seriamente em fazer em grande quantidade, pois não venço fazer, consumimos muito e não podemos ficar sem essa delícia. Em breve mostrarei como eu faço Ketchup em casa, muito mais saboroso e totalmente saudável. Tem tomate seco em casa e não consegue esperar outro post? Veja a receita de Ketchup Aqui.

Tem sol? Tem tomate? Tem vontade? Corre pra cozinha fazer tomates secos!!!

Bom final de semana, e não esqueça: seu alimento deve nutrir teu corpo.
Deixo uma canção AQUI.


*Nota: Sugiro a substituição da forma de alumínio, por travessas de vidro ou cerâmica. Com o tempo a gente aprende o que faz bem, e o que deve ser excluído. Atualizado em 09/01/2015.