sábado, 5 de outubro de 2013

Em busca do Pão Integral ideal.

Olá, como estão?
Eu estou bem, estou de molho porque tirei meu último dente de siso, agora não vou mais sofrer com medo de ir no dentista ;)

Mudando do "saco pra mala" ando em busca da receita perfeita de pão integral, mas a "lida" não está fácil. Quero que ele fique fofinho, mas quero que fique de forma.
Minha mãe insiste em me dizer que devo diminuir a farinha integral e acrescentar mais farinha branca. Eu insisto em dizer a ela que quero pão integral e não branco ou moreninho.

Então, minha mamix tentando me ajudar, deu uma ideia e eu testei essa semana, ela falou para eu colocar 1 batata cozida ou mandioca na massa, ajuda a crescer e ficar fofinho. 
Fico pensando como que as pessoas fazem pão integral sem leite, ovos e farinha branca e fica fofinho?
Se existe um jeito, eu vou descobrir...

A um tempo atrás descobri uma receita bem especial de Pão integral de Cenoura, a Renata Palombo postou no site Donas de Casa Anônimas, eu testei, aprovei e fiz muitoooo, até enjoar e reformular a receita. Vale a pena testar, corre lá copiar a receita, é só clicar Aqui.
Fiz com cebola no lugar de cenoura, fiz com linhaça moída, fica muito gostoso e é super fácil e rápido de fazer. Eu modelava pãezinhos redondinhos, então uma receita mal dava para o lanche da noite dos meninos, tinha de fazer todos os dias e isso cansa minha beleza sabe? 
Ficava assim ó...



Quero um pão integral de forma, e não vou desistir até conseguir a receita ideal.
Deixa eu te contar do primeiro teste. Fiz sem medidas tá, então não tenho como te passar certinho a "receita", mas não precisa ter medo de fazer, vc deve se aventurar na cozinha, não tem como não dar certo, e se não der não desanime, é 'errando que se aprende'.

Nas minhas pesquisas por aí, li que a massa do pão integral não pode ser muito dura, ahá anotei essa dica preciosíssima e talvez ela possa resolver meus problemas. Também li sobre a farinha integral demorar mais para absorver o fermento, ela deve ficar mais tempo crescendo do que o pão branco. Então, já tinha 3 dicas para acrescentar na minha receita de pães, sim 3, a minha mãe também deu a dica da batata ;) primeiro: 

Coloquei 3 colheres de sopa de farinha integral em um refratário;
Mais 3 c.s. de farinha branca;
1 dedo na xícara de água morna;
Mais 1 c.sopa de fermento para pão.

Fiz essa misturinha e deixei crescer, fui fazer outras coisas e quando ela estava meio esponjosa e crescida (acho que levou umas 3 horas, mas pode deixar mais) acrescentei essa mistura em um refratário com as farinhas e os demais ingredientes. Cozinhei a batata inglesa e amassei bem, tipo um purê e coloquei na massa, acrescentei 2 ou 3 xícaras apenas de farinha branca, uma boa quantidade de aveia em flocos, linhaça dourada moída no liquidificador, gérmen e fibra de trigo e farinha integral ah também coloquei sal e açúcar mascavo e 2 colheres de óleo de coco, e claro umas 2 xícaras de água morna.
Lembrei de deixar a massa meio molinha, e moldei rapidamente, salpiquei linhaça moída e semente de girassol. Coloquei no forno desligado e deixei crescer por mais de 1 hora. Depois assei e né que ficou bonito, ele cresceu bem, ficou fofinho e não ficou pesado, sério. Da próxima vez farei só com farinha integral e volto pra contar. Não desista se não der certo, tente até conseguir.

Rendeu dois pães médios, acredito que ele não consegue crescer mais pelo peso da farinha... 


Não gostei das sementes de girassol em cima, recomendo colocar na massa, elas caíram quase todas...

Essa semana também testei uma receita de Pão vivo, me fez tão bem, é tão delicioso e saudável, enche a gente de energia. Essa pastinha é de amendoim. A receita do pão de sementes vc encontra AQUI.






Aqui eu estava preparando as nozes para o Pão de sementes ;) Tô aprendendo a gostar das oleaginosas...


Tente vc também ter uma vida mais saudável ;)
Depois me conta tudo tá?
Abraço, bom final de semana.