quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Faça seu Pão Integral.

Quem não gosta de comer um pão quentinho recém tirado do forno com nata ou manteiga?
Uum que bom. Bom nada, o pão branco que estamos comendo a vida toda faz muito mal para a saúde. Mais informações detalhadas você encontra Perigo da Farinha de Trigo Refinada.

Faz algum tempo que decidimos aqui em casa optar por uma alimentação mais saudável. 
Tirando completamente de nossa alimentação alimentos que só fazem mal. 
Substituímos o pão branco, pelo integral. Preparo em casa mesmo, é mais seguro.
Você sabe que a maioria dos pães integrais industrializados não são tão integrais assim? Mais informações sobre Pães integrais que não são integrais.

Esses dias no supermercado peguei um biscoito integral e li o rótulo, vocês acreditam que não era feito com farinha integral? Ele deveria ter corante e farinha branca, nada mais. Então fuja de produtos industrializados que ficam meses embalados e expostos no supermercado.
Aqui na minha cidade é difícil encontrar a farinha integral. Na verdade até encontrei, mas ela é vendida em pequenas quantidades e como uso bastante não vale a pena comprar, e outra, a última que comprei era uma farinha branca cheia de "lasquinhas" dentro, resumindo não era integral. Então comprei tudo separado e fiz uma "mistureba" e fiz meu pão integral.



Usei:

* farinha de aveia, 
*aveia,
* linhaça triturada (tenho paixão por linhaça no pão ela deixa um gostinho...) 
*gérmen de trigo, 
*farinha integral, 
...e não lembro mais se tinha mais algum cereal... Você pode colocar farinha de centeio, farinha de quinoa, farinha de chia, na verdade você faz com o que você gostar. E não esqueça, o pão com farinha integral fica mais pesado do que o com farinha refinada. Não adianta acrescentar mais fermento, nem brigar, ele vira um tijolo mesmo. Eu coloquei a mesma quantidade de água para fazer dois pães grandes (3 xícaras de água) mas ele ficou pequenino e pesado, mas o sabor é ótimo.
Minha mãe falou que devo diminuir a farinha integral (usar só uma xícara) e usar mais a branca, aí ele cresce, mas aí ele não é integral né, e eu quero integralzinho.




 Eu, não estou comendo pão como antes, raramente como. Geralmente no "café da manhã" sem café como várias qualidades de frutas, então não necessito de pão. Mas os guris gostaram muito do pão integral, tenho até que fazer quase todos os dias, porque como são pequenos não duram nada com esses gulosos em casa.

Esta pastinha que está acompanhando o pão da foto é Tahine com mel (Tahine é uma pasta de gergelim, você compra pronta ai que cara ou pode fazer em casa, tem um gostinho apaixonante, -sou louca por gergelim- e o gergelim possui muito cálcio é ótimo para substituir manteiga e margarina para comer no pão)

Você tem alguma dica pra mim de pão integral?


 Um abraço pra você.
Que nosso Amado Pai te abençoe e te conduza.
 Dê mais uma chance aos grãos integrais!


                 Este post está participando do mosaico da Re Batista do Casa Corpo e Cia.