segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Gostinho de infância!

Oiiii!
Quanta saudade de publicar neste bloguito :)

Com o amadurecimento das uvas, vem junto a lembrança de minha infância, regada a muitas guloseimas feitas com essa especiaria. Meu pai tinha um imenso parreiral, e todos nós ajudávamos na colheita da uva. Minha mãe passava os dias muito ocupada preparando suco concentrado, compota de uva, geléias e cucas.
Aprendi desde pequena a volorizar esta gostosura, e muita falta faz o parreiral que a tempos não existe mais.

Meu pai vendia a uva na cidade, .e nós ajudávamos minha mãe a engarrafar o suco concentrado para ter o ano inteiro.

Comprei 5Kg de uva para fazer geléia, e rendeu muitoooo, vem comigo que eu te ensino a fazer...

Essa linda imagem tirei daqui.
Não tirei foto da minha produção, porque minha câmera estava com as pilhas descarregadas, mas a minha geléia não ficou pastosa como esta da foto e nem fininha como as que minha mãe fazia.
Ela ficou gelatinosa, uma delíciaaaaa.

Você vai precisar de:
Uvas limpas e tiradas do cacho.
Açúcar cristal.

Leve as uvas limpas e debulhadas em uma panela ao fogo.
Deixe ferver até que ao mexer com uma colher ela se desmanche.
Depois retire e passe em uma peneira grande, despeje o suco em xícara par medir, para cada 02 xícaras de suco coloque 01 xícara de açúcar. Leve ao fogo novamente e não mexa.
Depois que ela levantou fervura, com uma colher retire um pouco e deixe esfriar, se ao mexer a colher a geleia estiver firme pode retirar do fogo. Pode deixar mais líquida, como você preferir.
Os 5Kg de uva renderam 10 potes de 300 gramas, e uma jarra de suco ;)

A geleia foi feita com a polpa da uva e não acrescentei água, porque aprendi a fazer assim, mas se você quiser colocar água acrescente mais açúcar, e vai demorar mais tempo para ficar pronta.

Não consegui fotos das máquinas que utilizávamos para extrair o suco da uva e para engarrafar, mas está tudo guardadinho na minha "cachola".

Ah já estava me esquecendo de contar da mais nova aquisição, compramos um cilindro de massas elétrico. Foi a melhor compra que poderíamos ter feito. Já fiz pães sovados, pastéis assados, massa caseira (talharim) estamos usando muitoooo, compramos pela internet no site das lojas Colombo. Vale a pena.

Por hoje é só, mas a vontade é de contar muito mais...
Meu irmão está morando conosco, adotamos um cãozinho e agora eu começo a estudar para um concurso que vai ter do Estado, então não sei quando voltarei a publicar, mas vou me organizar de verdade e tentar estar por aqui mais seguidinho.

Um abraço bem grandão.
E uma musiquinha pra você...
 A gente não sabe...